03 julho 2006

Migrar para o Linux

Vejo em muitos blogs, pessoas que encontran dificuldades com Linux, basicamente, com compatibilidade (incompatibilidade) e configuração. Mas com a usabilidade do sistema, até que se interegem bem, e elogiam não só a usabilidade como, também, o visual.

Em uma resportagem da Folha de São Paulo, já faz algum tempo, tinha uma análise de um usuário de Windows, falando sobre sua experienciência com o Linux, acho até que era o Ubuntu. Gostou da organização e do visual do Sistema Operacional, mas achou complicado achar ferramentas, no OpenOffice.org Writer, que eram facilmentes encontradas no Word da Microsoft. Como que alguém vai fala da experiência de uso de um software, mas tomando como base outro? Pois se experimentar algum outro editor de textos, mesmo sendo para Windows, e na mesma categoria do Word iremos encontrar uma diferente disposição das ferramentas, isso é natural. Ao meu ver, isso foi uma crítica sem base, pois percebi que o problema estava na dificuldade (conservadorismo) dele em conhecer a nova disposição de ferramentaser dizer, então, que se o Word passa por uma reformulação de ferramentas e disposição das mesmas, a experiência desse rapaz, vai ser ruim, pois não estará mais, nos mesmos lugares o que ele costumava encontrar. (Vou achar o jornal e coloco a data, e o caderno)

Sobre a compatibilidade, vejo dificuldades de configuração, que existem, mas são completamente solucionadas. Como exemplo disso, usarei a comunidade Ubuntu que tenho contato direto. Existe Listas de discução, em que você manda um email e o pessoal, cadastrado na lista, responde e auxilia em ações que vão desde dúvidas de iniciantes, até configurações e processos avançados. Isso sem falar em muitos fóruns, blogs, sites sobre o SO e no Site, em português, da distribuição. Esses problemas, ocorrem, pelo fato de muitas vezes programas, como por exemplo jogos (muitos são incompatíveis), que são desenvolvidos para a plataforma Windows e não para Linux. Entretanto, existe emuladores que fazem rodar alguns jogos, e até mesmo, programas como o Internet Explorer (muito útil para desenvolvedores web, que precisam do IE por causa de seu mal suporte em algumas linguagens, aos Padrões da Web e por ser usado por mais ou menos 60% dos interautas).

A quantidade de pessoa que colaboram com o projeto Linux é muito grande. O que chama atenção é a filosofia empregada nos projetos, como por exemplo as "...idéias do Manifesto Ubuntu: que o software deve estar disponível e livre de custos, que os softwares devem ser usados pelas pessoas em seu idioma local e pelas que possuam deficiências, e que as pessoas devem ter a liberdade para customizar e alterar seus softwares quaisquer que sejam suas necessidades."

Muitos criticam, pelo fato de serem usuários natos, e conservadores, do Windows. Muitos não aceitam o novo, ou não querem conhecer. As dificuldades inicias são as mesmas de uma pessoa que esta conhecendo um computador sem base nenhuma, e sem ouvir fala do Sistema Operacional. Portanto, não tenha medo de experimentar, existe versões "live" do Linux, com as quais você pode experimentar sem precisar mudar a configurações do seu computador e instalar nada, pois é rodado através do próprio CD. Pode ser baixado a imagem (.iso) do CD da versão live e de instalação (Desktop CD) do Ubuntu Dapper (6.06) , ultima versão disponível e recentemente lançada, aqui sendo PC para a maioria dos computadores, Mac para Macintosh e 64-bit PC para computaores com processador 64-bit (ex., Athlon64, Opteron, EM64T Xeon). Nesse link também pode ser baixado a versão para servidor (Server install CD) e a versão para PC's com menos de 192mb de ram, atualização de sistemas antigos e sem versão live (Alternate install CD).

Nenhum comentário: